Após analisar dados de 65.869 mulheres com idades compreendidas entre os 54 e 86 anos, pesquisadores da Universidade de Buffalo constataram que
mulheres que haviam relatado um diagnóstico de doença periodontal tiveram um risco 14% maior de desenvolver qualquer tipo de câncer.
O câncer de mama foi o mais recorrente no grupo – 2.416 casos. Foi encontrada associação significativa da doença periodontal com o câncer de pulmão, câncer de vesícula biliar, melanoma (câncer de pele) e câncer de mama. Uma fraca associação também foi encontrada para o câncer do estômago.
O maior risco associado com doença periodontal, entretanto, foi encontrado para o câncer de esôfago. Mulheres com periodontite têm três vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de esôfago comparadas às mulheres sem doença periodontal. Especula-se que patógenos periodontais podem obter acesso e infectar a mucosa esofágica e promover o risco de câncer no local.
Os pesquisadores destacam que, sendo a incidência de câncer maior entre a população mais velha, a observância dos efeitos da doença periodontal sobre o desenvolvimento do câncer é mais clara nas mulheres após a menopausa devido à sua idade mais avançada.
Fonte: Dental Tribune