Top 10 instrumentais para cirurgias plásticas periodontais e peri-implantares

A obtenção de êxito nas cirurgias plásticas periodontais e peri-implantares requer uma curva de aprendizado, dedicação e estudo por parte do operador. É imprescindível, ainda, prezar pela qualidade dos instrumentais eleitos para a execução de uma determinada técnica de forma precisa e previsível.

Os instrumentais cirúrgicos devem ter alças antiderrapantes e arredondadas para facilitar a rotatividade entre os dedos e uma melhor empunhadura, promovendo um controle otimizado dos movimentos, o que é essencial para a reprodução dos traçados cirúrgicos precisos e delicados empregados nas cirurgias plásticas periodontais.

O aço inoxidável é o material de eleição para tais instrumentais, visto que proporciona um maior grau de dureza, flexibilidade e durabilidade.

Há uma grande variedade de tipos de instrumentais e marcas comerciais, mas, afinal, quais são aqueles indispensáveis ao êxito em nossas cirurgias?
A seguir, preparamos uma série com os TOP 10 INSTRUMENTAIS PARA CIRURGIAS PLÁSTICAS PERIODONTAIS E PERI-IMPLANTARES, com informações detalhadas de cada um deles. Confira!

Sonda milimetrada

Usada para sondagem de sulco gengival, mensuração de bolsas periodontais, manobra de Bowers e mensuração de retrações gengivais, a sonda milimetrada da Universidade da Carolina do Norte é a mais indicada. Sua ponta ativa possui 15 mm de comprimento, com marcações a cada 1 mm, sendo as marcações mais espessas correspondentes a 5,10 e 15 mm.

Tunelizadores

Os tunelizadores têm como objetivo permitir, por meio de suas pontas delicadas e eficientes, a elevação de retalhos mínimos, sem a necessidade de incisões, sendo utilizados em técnicas cirúrgicas para recobrimento radicular e conversão do biotipo tecidual, entre outras aplicações.

ebook02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *